Sistematização do processo tradicional de produção de óleo de pequi do povo Kĩsêdjê

Instituto Socioambiental, 2023-2024

Dando continuidade às ações de fortalecimento da cadeia de valor do pequi no Território Indígena do Xingu (TIX), em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA) e a Associação Indígena Kĩsêdjê (AIK), a Reenvolver dedicou-se, em 2023, à pesquisa e sistematização do método tradicional de produção de óleo de pequi do povo Kĩsêdjê.

O entendimento detalhado do processo tradicional foi o ponto de partida para a etapa subsequente do trabalho, realizada em 2024, voltada ao aprimoramento da agroindústria de beneficiamento de produtos de pequi gerenciada pelo  povo Kĩsêdjê na aldeia Khikatxi.

A partir da análise minuciosa do processo — desde os mutirões de coleta da fruta até a extração manual do óleo — foi possível identificar gargalos logísticos e técnicos na adaptação do modelo tradicional à lógica agroindustrial . Essas observações fundamentaram as recomendações propostas pela Reenvolver na fase seguinte do projeto, focada na reforma da infraestrutura e na reorganização dos fluxos de trabalho da agroindústria. Essa reestruturação tem como premissas, além de aumentar a eficiência e a escala da produção, garantir a qualidade do óleo de pequi e preservar suas características culturais e identitárias

Créditos das fotos: Jerônimo Villas-Bôas | Acervo Reenvolver

Next
Next

“Mel de Abelhas Nativas: análise sensorial e roda de aromas Reenvolver [2025]