Pequi do Território Indígena do Xingu

Instituto Socioambiental, 2022-2025

Por intermédio do Instituto Socioambiental, a Reenvolver apoiou o povo Khisetje em uma série de atividades voltadas ao beneficiamento do pequi. O objetivo do projeto foi fortalecer a cadeia de valor desse importante produto do Cerrado no Território Indígena do Xingu (TIX).

A primeira linha de atuação foi voltada à diversificação e agregação de valor à derivados do pequi com potencial de produção no TIX. Nessa fase, usando a estrutura do #EELab, a Reenvolver se dedicou a:

  1. Pesquisar métodos de produção e conservação da massa fermentada de pequi (produto tradicional do povo Khisêtjê) e avaliar seu potencial de inclusão no mercado;

  2. Avaliar o potencial de aproveitamento de resíduos da produção do óleo de pequi (principal produto da agroindústria) para o desenvolvimento de outro(s) subproduto(s);

  3. Desenvolver novos produtos derivados do pequi.

A premissa para o desenvolvimento de novos produtos foi que eles fossem compatíveis com a infraestrutura de produção disponível no Xingu e que, preferencialmente, interagissem com outros ingredientes comuns ao TIX, como pimentas, urucum, polvilho e etc.

A segunda fase do projeto foi focada no aprimoramento da agroindústria de beneficiamento de pequi que a Associação Indígena Khisêtjê (AIK) gerencia na aldeia Khikatxi. O desafio era resolver alguns gargalos da produção de óleo e adequar as instalações para o beneficiamento dos novos produtos. Nesta etapa a Reenvolver contribuiu para o planejamento de uma nova planta, adequação de técnicas e equipamentos, e definição de fluxogramas de produção.

Previous
Previous

Meliponicultura na Bacia do Mogi-GuaçuProjeto Verde Mel [em andamento]

Next
Next

“Sociobiodiversidade - tradição - inovação” Escola de Gastronomia Social [2024]