Aproveitamento da Cera
“O uso da cera de abelhas para diversas finalidades remonta a um passado milenar, incluindo a produção artesanal e industrial de alimentos.”
Diferentemente das ceras de apis, o cerume das nativas contém um percentual de própolis significativo em sua composição. O #EELab tem se dedicado à pesquisa da interação da cera com outros alimentos, como queijos e embutidos. Além de avaliar a influência da cera no aroma, sabor e desenvolvimento de microrganismos desses alimentos, a pesquisa observa a contribuição que ela pode oferecer para sua conservação.
Para explorar estas possibilidades, o laboratório já contou com a colaboração de parceiros como as queijarias Pé do Morro e Bela Fazenda, e o Projeto A.Mar, especialista na produção de embutidos marinhos.
No caso dos queijos, um dos resultados foi a observação de que a cera de abelhas nativas colabora para uma desidratação mais lenta e uniforme durante a maturação.
No caso dos embutidos, destaque para os testes com as botargas, que mantiveram-se por um ano em perfeitas condições de textura e sabor após serem embaladas em cerume de uruçu-amarela.